Kendo

O Kendo disciplina o caráter humano através dos princípios da Katana (espada).

História do Kendo:

Ken = espada e Do = Caminho.

O Kendo (Caminho da espada) evoluiu da necessidade de transmitir as técnicas para manejo da espada e evoluiu até se tornar uma forma de encarar a vida (do=caminho). No Brasil, o kendo chegou junto com os primeiros imigrantes que, segundo contam, treinavam até mesmo no navio, durante a viagem até aqui . Artigo: parte 1 , parte 2 .

Em 2009, o Brasil foi sede do campeonato mundial pela segunda vez (a primeira foi em 82). Nossa participação foi muito boa: eram 38 países e ficamos com terceiro lugar no feminino individual, feminino equipes e masculino equipes.

O objetivo do Kendo é aperfeiçoar o caráter através dos princípios da espada. Na prática o que acontece é que a busca pelo aperfeiçoamento no manuseio da espada nos ensina um conjunto de atitudes que são extremamente benéficos na nossa vida diária.

Veja um artigo sobre o objetivo e a filosofia do kendo.

O kendo é uma arte marcial que não é voltada diretamente para auto- defesa, já que não carregamos espadas na cintura atualmente. Por outro lado, as atitudes que aprendemos durante o treinamento usamos o tempo todo, no trabalho, na escola e com a família. Mesmo que fosse apenas pelo hábito de dizer "com licença", "por favor" e "obrigado", tão negligenciado nos dias de hoje, já valeria a pena.

Apesar de haver campeonatos, esse não é o objetivo final do kendo, como acontece em esportes profissionais. Para se ter uma idéia, os campeões do mundial recebem como prêmio uma espada de treino e um diploma. Não existem prêmios em dinheiro.

>